É um conjunto de procedimentos que busca criar ou aumentar o conhecimento sobre um assunto, com intuição de chegar a novas descobertas, que serão uteis para muitas pessoas.
A pesquisa clínica é definida como investigação na área da saúde destinada à produção de conhecimentos essenciais para a compreensão dos mecanismos, prevenção e tratamento de doenças, assim como à promoção da saúde.
As pesquisas clinicas são compostas por várias fases (I, II, III e IV) e necessitam ser conduzidas sob rigorosas normas éticas internacionais e atender a todas as regulamentações brasileiras. A medicação é previamente testada quanto à segurança para continuar em desenvolvimento e passar para a fase clínica.
A pesquisa clínica busca por novos tratamentos, mais eficientes e menos tóxicos para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes atendidos em serviços de saúde.
Os resultados de pesquisas clínicas têm sido importantes na compreensão do mecanismo de uma doença, na descoberta de novas opções terapêuticas e consequentemente possibilitar o desenvolvimento de novos tratamentos. Nos últimos tempos, devido ao grande progresso na farmacologia, houve a possibilidade dessas descobertas através da pesquisa científica.
A pesquisa clínica traz redução da morbimortalidade e melhoria na qualidade de vida dos pacientes atendidos em serviços de saúde.
Investigador Principal
Sub investigadores
Coordenador de estudos
Farmacêutico
Enfermeiro